Bancários não aceitam reajuste abaixo da inflação

Nesta quarta-feira (21) foi realizada a 9ª rodada de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban. Mais uma vez não houve acordo, pois os bancos apresentaram uma proposta de reajuste abaixo da inflação, de 85% do INPC, que foi recusada pelo Comando.

De acordo com cálculos do Dieese, o ajuste proposto pela Fenaban resultaria em perda de 0,57% na remuneração das bancárias e bancários e colocaria o reajuste da categoria entre os piores reajustes, no universo de 8.810 feitos em 2024.

“Essas ofertas são desrespeitosas, mostram falta de consideração e desvalorização do quadro de funcionários que proporcionou, só em 2023, lucros de R$ 145 bilhões aos bancos. Não vamos aceitar perda salarial, partindo de um setor extremamente lucrativo”, disse Juvandia Moreira, coordenadora do Comando e presidenta da Confederação Nacional de Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

No próximo dia 26 (segunda-feira) será realizado um dia nacional de mobilização, com paralisação parcial nos locais de trabalho e uso de roupas pretas.

Também serão realizadas plenárias e lives durante a semana, para reforçar a organização das bancárias e bancários.

As reuniões de negociação com a Fenaban voltam a ser realizadas na terça (27) e continuarão nos próximos dias, até a sexta (30).

 

*Fonte: Contraf-CUT