Saúde Caixa e condições de trabalho integram pauta de reivindicações da Caixa

As empregadas e os empregados da Caixa Econômica Federal, representados por delegados de bases sindicais de todo o país, aprovaram a minuta de reivindicações específicas no 39º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef).

As pautas se somarão às demandas gerais da categoria que serão aprovadas na 26ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada até domingo, em São Paulo.

Sergio Takemoto, presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), observou que foram três dias de debates que ajudaram a refletir melhor sobre as propostas trazidas pelas bases sindicais em todo o país.

“Saímos daqui com reivindicações que vão permitir negociar com a Caixa, para trazer soluções aos problemas e dificuldades dos empregados, que afetam o dia a dia de trabalho no banco, além de exigir ampliação dos direitos, inclusive relacionadas à Funcef e o Saúde Caixa”, afirmou Takemoto.

Entre os pontos de destaque nos debates estão a necessidade do fim do teto do banco para custeio do Saúde Caixa (definido em 6,5% da folha de pagamentos), necessidade de negociar uma proposta para o equacionamento dos déficits da Funcef que não onere ainda mais, nem promova redução de direitos dos participantes, e necessidade de solucionar os diversos pontos que prejudicam as condições de trabalho no banco e estão levando os empregados ao adoecimento.

 

*Fonte: Contraf-CUT