Bancárias e bancários de todo o país já deram início à sua campanha nacional. No Rio, trabalhadoras e trabalhadores de bancos privados, Banco do Brasil e Caixa participaram de encontros regionais, no último sábado (04).
Os eventos contaram com representantes dos seis sindicatos filiados à Federa-RJ (Campos de Goytacazes, Niterói, Petrópolis, Rio de Janeiro, Sul Fluminense e Teresópolis), que representam em torno de 40 mil profissionais do Estado.
A participação também podia ser remota, mas os encontros presenciais ocorreram na sede campestre do Sindicato dos Bancários do Rio, na Taquara (bancos privados); no auditório do Sindicato dos Bancários do Rio, no Centro (Caixa); e na AABB, na Tijuca (Banco do Brasil).
A categoria debateu suas principais preocupações durante as reuniões. As propostas vão ser compiladas e levadas para serem discutidas nas conferências Estadual e Nacional.
Para a presidenta da Federa-RJ, Adriana Nalesso, os encontros apresentaram saldo positivo.
“A gente debateu os temas mais relevantes que dizem respeito à categoria bancária, como organização econômica financeira, os impactos do avanço tecnológico, emprego, saúde, condições de trabalho”, observou Adriana.
Ainda segundo a presidenta da Federa-RJ, também entraram na pauta dos encontros questões que dizem respeito ao diálogo com a sociedade, como a urgência da correção da tabela do Imposto de Renda e a política de juros adotada no país, que impede o avanço econômico, a geração de empregos e endivida as bancárias e bancárias, assim como toda a sociedade.
*Fonte: Federa-RJ