Os temas das conferências estaduais e regionais, o questionário e o período para a Consulta Nacional à categoria bancária já foram definidos pelo Comando Nacional dos Bancários.
Como explicou a presidenta da Contraf-CUT e coordenadora do Comando Nacional, Juvandia Moreira, a Consulta Nacional permite entender os anseios da categoria e as conferências ajudam a ampliar e aprofundar o debate sobre os principais temas que afetam o dia a dia de trabalho nos departamentos e agências bancárias e também aqueles que envolvem toda a sociedade.
“Vamos colocar em debate pontos como a isenção de imposto de renda sobre a PLR e a tributação dos super-ricos, e queremos saber o grau de endividamento da categoria. São alguns dos pontos que podem contribuir com a melhoria de vida da categoria”, informou Juvandia.
Das 11 federações que fazem parte do Comando Nacional dos Bancários, dez já defiram as datas de suas conferências. No Rio de Janeiro, as conferências serão realizadas nos dias 17 e 18 de maio.
Abaixo, os temas a serem debatidos:
- Aumento real e ampliação de direitos;
- Menos metas, mais saúde. Fim do assédio moral;
- Representação do Ramo Financeiro;
- Inclusão digital, avanços tecnológicos e impactos nos empregos, em geral, e trabalho bancário;
- Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda;
- Reforma tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR;
- Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva, apoio à nova legislação sindical;
- Ampliação da sindicalização.
Os questionários já poderão ser respondidos a partir da próxima semana. Ele será disponibilizado por meio eletrônico. Mas para as entidades que preferirem, o documento poderá ser disponibilizado em PDF para que seja impresso.
Quando estiver disponível, a Consulta será enviada às entidades sindicais da categoria bancária de todo o país, com divulgação massiva.
*Fonte: Contraf-CUT