Participação deve superar o Dia do Verde, de janeiro, para respaldar a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil na negociação do dia 3 de março. Veja aqui o calendário de reuniões nas agências sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários.
Já começaram as negociações pelo futuro Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do Banco do Brasil que, segundo acordo firmado na Campanha Salarial 2009, deve ser negociado e votado em assembleia até 30 de junho, para ser implantado no segundo semestre de 2010.
Em janeiro, ficou definido apenas o calendário de negociações. Em fevereiro, nada ficou definido. A terceira negociação acontece dia 3 de março.
Antes disso, segue a orientação nacional da Comissão de Empresa dos funcionários do Banco do Brasil de manifestações em todos os dias 20. Em fevereiro, esta data cai no sábado. Assim, todos os sindicatos do Estado do Rio e do Espírito Santo, reunidos na Federação dos Bancários RJ-ES, decidiram que as mobilizações acontecerão no dia 23, terça-feira.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
> Acompanhe as notícias do Sindicato no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
Em Niterói e Região, a orientação é do DIA DO AMARELO. Então, até terça-feira, 23, todos devem lavar, passar e/ou comprar sua roupas amarelas para trabalhar chamando a atenção da direção do BB para a seriedade nas negociações e a dignidade nas propostas do futuro PCCS, pois o funcionalismo precisa ser mais valorizado financeiramente e melhor avaliado na ascensão da carreira.
Os funcionários também devem explicar aos clientes e usuários o motivo do DIA DO AMARELO.
Para quem ainda não sabe ou não lembra, as principais reivindicações do funcionalismo, definidas em plenária nacional, em dezembro, são: Piso do Dieese; ampliação dos interstícios (diferença entre as letras da carreira); retorno dos anuênios e sua aplicação aos pós-1998; retorno das substituições e fim da lateralidade; incorporação gradual da comissão ao salário, em quatro anos; retorno da jornada de seis horas para todos; fim da 9ª e 10ª horas; ascensão na carreira equilibrada entre qualificação, experiência e tempo de serviço; critérios de concorrências mais democráticos e transparentes, entre outras coisas, com a participação das ECOA’s; aumento da gratificação de caixa; e isonomia plena (funcionários pré-1998, pós-98 e de bancos incorporados).
Paralelamente a tudo isso, o Sindicato já realizou reuniões em 15 das 29 agências do BB de Niterói e Região para explicar melhor as negociações, as manifestações e as perspectivas de conquista, além de colher novas sugestões para o futuro PCCS. Essas reuniões, autorizadas pela Gerev Niterói e pelas administrações, são coordenadas por Marcelo Quaresma, sindicalista do BB, na base, e diretor da Anabb (Associação Nacional dos Funcionários do BB), no Estado do Rio.
Se sua agência ainda não foi visitada, veja se ela terá reunião ainda em fevereiro:
24/02 – 10 h – Silva Jardim.
24/02 – 17 h * – Tanguá.
25/02 – 10 h – Rio Bonito.
25/02 – 17 h * – Itaboraí.
(*) O horário das 17 horas é uma previsão. A reunião começará quando sair da agência o último cliente ou usuário
Então, dia 23, terça-feira, todos de amarelo pelo PCCS. Lute pelo futuro PCCS, lute pelo seu futuro.