Representantes do Banco do Brasil apresentaram o Plano Estratégico Corporativo da empresa, para o período 2024-2028 durante reunião com a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil.
O encontro aconteceu na segunda-feira (30) e o banco mostrou um balanço das mudanças recentes do sistema financeiro brasileiro com impacto na posição do banco em relação às outras empresas do setor.
De acordo com a exposição, o plano estratégico considera a continuidade nos investimentos em transformação digital e processos e, em relação aos trabalhadores da empresa, “desenvolvimento de liderança engajadora e o aprendizado contínuo de todos os funcionários”.
Segundo representantes dos trabalhadores, o banco quer que os funcionários estejam preparados para se requalificar devido às mudanças no sistema financeiro. No encontro, eles ressaltaram que o BB é um banco público, com papel estratégico no desenvolvimento do país.
Em sua apresentação, o banco informou que as metas estabelecidas para 2023 já foram batidas. O banco ressaltou que o plano inclui “assegurar um ambiente de trabalho psicologicamente saudável”, o que pode ser positivo, segundo representantes dos trabalhadores.
No entanto, eles ressaltam que “no mesmo plano, o banco usa muito o termo ‘engajamento’ dos funcionários, dos gestores, remetendo a um cuidado de como isso será feito, sem que redunde na continuidade ou fortalecimento de uma gestão adoecedora, e que coloca em primeiro lugar as metas”.
Para os representantes do movimento sindical, o BB precisa se preocupar com o desenvolvimento do país através de políticas sociais e com o atendimento à população. Eles ressaltaram que o espírito público do BB precisa ser fortalecido.