Selic: protestos contra juros altos serão realizados nesta quarta-feira (20) nas ruas e nas redes sociais

 

Trabalhadoras e trabalhadores de todo o país voltam às ruas, nesta quarta-feira (20) com ações de protesto contra os juros altos. Atualmente, a Selic (taxa básica de juros da economia brasileira) está em 13,25%.

 

As manifestações deverão ocorrer a partir das 10h em frente aos prédios do Banco Central nas cidades onde o BC possui sede. Nas outras cidades, a concentração será realizada em locais de grande circulação.

 

As ações de protesto também vão ganhar as redes sociais com um tuitaço das 11h às 12h, usando a hashtag #JurosBaixosJá, sempre marcando o Banco Central (@BancoCentralBR) em todas as postagens.

 

Segundo a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, a Selic mais baixa dinamiza a economia e melhora a vida da população e do setor produtivo.

 

“No primeiro semestre do ano, iniciamos a campanha #JurosBaixosJá, chamando a atenção da sociedade com vídeos e cards educativos sobre o impacto dessa política de juros extorsivos, praticada pelo Banco Central, que impedem a geração de emprego e que o trabalhador tenha recursos para comprar sua casa própria, seu carro”, afirmou Juvandia, que também é vice-presidenta da CUT.

 

Os protestos acontecem no mesmo dia em que será realizada reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, para anunciar mudanças na Selic.

 

A expectativa é que a taxa caia para 12,75%, segundo Vivian Machado, economista da subseção do Dieese na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).