Banco do Brasil: funcionários querem saber quando o banco vai tirar a revisão da PIP da gaveta

 

A proposta de melhorias no critério da Pontuação Individual do Participante (PIP), apresentada pelo Banco do Brasil há um ano, continua na gaveta. Até agora o banco não mostrou a nova tabela.

 

A PIP é um sistema de cálculos usado na Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ). Com ela, trabalhadores, associados ao plano Previ Futuro, podem somar mais recursos à aposentadoria.

 

Segundo Fernanda Lopes, coordenadora da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, cada mês sem a entrega da revisão da PIP é um mês em que os associados estão sendo prejudicados.

 

“O movimento sindical está cobrando uma mesa com o banco para debater o tema e uma data efetiva para a implementação do novo modelo de cálculo”, ressalta Fernanda.

 

O plano Previ Futuro foi criado em 1998 e nunca houve alteração da metodologia de cálculo da PIP. Essa revisão está sendo reivindicada pelo movimento sindical para que mais associados consigam melhorar sua aposentadoria.

 

A PIP impacta na contribuição adicional, conhecida como 2B, que pode variar de 1% a 10% do salário de participação dos associados do Previ Futuro, sendo que o banco contribui com o mesmo percentual do participante.