Caixa melhora transparência e passa a atender 44 itens da CGU

 

A Caixa subiu 148 posições no ranking da Controladoria Geral da União (CGU) que mede o nível de transparência ativa do setor público. O banco passou a atender 44 dos 49 itens avaliados pelo órgão de controle. No ano passado, o banco estava na 280ª posição, sendo um dos órgãos menos transparentes da administração pública, atendendo apenas dois itens do ranking.

 

“O compromisso de divulgação do máximo possível de informações reforça a responsabilidade da Caixa em prestar contas à sociedade, permitindo que todos compreendam suas operações, decisões e seu impacto econômico e social”, afirma a presidenta do banco, Maria Rita Serrano.

 

A presidenta explica que dar transparência não é apenas uma obrigatoriedade legal, mas também uma forma de promover uma administração pública com mais responsabilidade social.

 

“Com essas medidas, a Caixa ingressa em um novo patamar de transparência e se alinha às ações do Governo Federal no setor”, conclui Serrano.

 

Entre as medidas adotadas pela Caixa está uma revisão completa de seus processos internos, além da dedicação exclusiva de uma área do banco para tratar do tema.

 

Transparência Ativa

 

As informações publicadas em transparência ativa são aquelas disponibilizadas pelos órgãos e entidades, independentemente de solicitação, utilizando principalmente a internet. A disponibilização proativa de informações de interesse público, além de facilitar o acesso dos cidadãos sobre decisões e iniciativas governamentais, evita o acúmulo de pedidos de acesso sobre temas semelhantes.

 

A Lei de Acesso à Informação (LAI) estabelece, inclusive, um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas por todos os órgãos e entidades, obrigatoriamente, em seus sites oficiais.

 

*Fonte: Caixa Econômica Federal