Centrais de Relacionamento reivindicam melhores condições de trabalho à direção do Banco do Brasil

 

A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) entregou ao BB a lista de reivindicações das Centrais de Relacionamento do Banco do Brasil (CRBBs). A reunião aconteceu na última quarta-feira (12).

 

O movimento sindical avaliou que a falta de concurso público, para que as vagas em aberto sejam ocupadas, está diretamente ligada aos problemas que os funcionários enfrentam nas centrais de atendimento.

 

“Entre os resultados nocivos de tudo isso está a sobrecarga dos trabalhadores, que continuam sendo submetidos a metas abusivas”, completou a coordenadora da CEBB, Fernanda Lopes.

Também foram apresentadas demandas das CRBBs  como implementação do home office, valorização salarial, fim do estímulo abusivo à competição, melhora nas condições de trabalho e mudanças no sistema de metas.

 

“Apresentamos para o banco condições muito preocupantes, como trabalhadores atendendo duas, três até quatro pessoas ao mesmo tempo; pausas de apenas segundos, entre uma ligação e outra; competição e metas que adoecem”, destacou Fernanda Lopes.

Entre as propostas apresentadas pelo movimento sindical, em relação às metas, está o retorno ao mecanismo de indução.

 

O movimento sindical propôs ao banco a realização de novos concursos públicos.

 

“Acrescentamos que somos totalmente contrários à terceirização, que acirra um tipo de competição que adoece o ambiente de trabalho do BB”, complementou Fernanda Lopes.

O BB propôs a criação de um grupo de trabalho, que será formado entre representantes dos trabalhadores e representantes do banco, para avaliar os resultados das consultas feitas nas CRBBs e estudar a aplicação das melhorias solicitadas.

Próximas mesas permanentes temáticas:

20/07 – Promoção da Diversidade/Igualdade de Oportunidade.

11/09 – Plano de Cargos e Salários e Programa Performa.

28/09 – Caixa de Assistência dos funcionários do Banco do Brasil (Cassi).

 

*Fonte: Contraf-CUT