Sexta-feira de luto no HSBC

Nesta véspera do feriadão de Finados, os funcionários do HSBC fazem enterro simbólico do presidente do banco, em frente à agência Plaza.

Nesta véspera do feriadão de Finados, os funcionários do HSBC em Niterói e Região vão se vestir de preto e fazer o enterro simbólico do presidente do banco no Brasil, Conrado Engel. A manifestação será das 10h às 12h, em frente à agência Plaza, no Centro de Niterói.

Haverá caixão, velas, banda de música tocando marcha fúnebre e distribuição de pé-de-moleque para simbolizar a molecagem que o HSBC está fazendo com seus funcionários: o banco manipulou o balanço para pagar uma Participação nos Lucros e Resultados menor.

> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
> Acompanhe as notícias do Sindicato no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.

Engel comemorou lucros em banquete no Caribe

O HSBC divulgou um lucro semestral de R$ 2,44 bilhões, mas depois reduziu para apenas R$ 250 milhões, prejudicando em 26,22% a primeira parcela da PLR a ser paga aos bancários. O pagamento dos banqueiros e acionistas, porém, é feito com base no resulado maior, o verdadeiro. Como se estivesse zombando dos funcionários, Engel comemorou os resultados do banco em banquete no Caribe (leia mais aqui).

O Sindicato vem promovendo uma série de protestos contra a manipulação do balanço do HSBC. Quarta-feira, dia 28, nenhuma das 15 unidades do banco nos 16 municípios que compõem a base territorial do Sindicato funcionou (leia mais aqui). Em todo o estado, foram 64 agências paralisadas. Na quinta-feira anterior, dia 22, todas as agências retardaram em duas horas a abertura (leia mais aqui). Os protestos vão continuar durante todo este ano, até que o banco reconheça o esforço de seus funcionários.