A Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo) promove, nesta terça-feira (28), às 14h, uma live com debate lembrando o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). A transmissão será pelo canal da instituição no YouTube.
As LER/Dort são um conjunto de doenças que atingem estruturas como músculos, tendões, nervos e líquidos articulares, que podem ser causadas, desencadeadas ou agravadas por fatores laborais.
O secretário de Saúde da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Mauro Salles, lembra que as Ler/Dort são um grave problema de saúde em nossa categoria.
“A intensificação do trabalho com condições inadequadas gera uma legião de adoecidos. A cobrança de medidas preventivas e garantia de atenção aos portadores de lesões é uma pauta permanente do movimento sindical bancário. Esta data é referência para lembrarmos de forma permanente nossos direitos. Acima de tudo o direito à saúde e condições de trabalho dignas”, afirma.
Entre 2012 e 2016, 89% de todos os acidentes reconhecidos pelo INSS para bancários e financiários eram transtornos mentais e Ler/Dort, sendo que 45% eram LER/Dort, 44% eram transtorno mentais e 11% eram outros acidentes. Entre 2017 a 2021, 90% dos acidentes reconhecidos foram também de LER/Dort e transtornos mentais (46% Ler/Dort, 44% transtornos Mentais e 10% outros acidentes).
Dos afastamentos não reconhecidos como acidentes, ou seja, os benefícios comuns, entre 2012/2016, as LER/dort e os transtornos mentais somavam 47% do total dos afastamentos. Entre 2017/2021 esse número subiu para 55% do total.
Com o tema “LER/Dort: como superar o abismo entre o conhecimento e ações de prevenção”, o objetivo da live é dar visibilidade, disseminar conhecimento e práticas para a prevenção das doenças.
O debate terá mediação da médica e pesquisadora da Fundacentro, Maria Maeno, e contará com a participação da enfermeira do Trabalho Lindinere Ferreira, da socióloga e doutora em Saúde Coletiva Mara Alice Takahashi e da ergonomista e pesquisadora da Fundacentro, Thaís Barreira.
O evento é gratuito e aberto a todos, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=1NFzgCRRY8w