A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o Comando Nacional dos Bancários e diversas outras entidades estão se mobilizando para protestar contra a alta da Selic e denunciar o atrelamento do Banco Central ao mercado financeiro.
A Selic, a taxa básica, está em 13,75%, a mais alta do mundo, e o BC sinaliza que a manterá nesses patamares elevados pelo menos até dezembro.
As ações devem ser realizadas em várias cidades do país, nesta terça-feira (14), em frente às sedes do BC, onde elas existem, ou nas principais ruas das cidades de cada base sindical, onde elas não existem.
Paralelamente, haverá um tuitaço, das 11h às 12h, com a hashtag #JurosBaixosJá.
A Contraf-CUT está preparando um banco de tuítes e imagens de apoio, que serão disponibilizados assim que estiverem prontos.
“Não podemos continuar com um Banco Central que serve aos interesses dos rentistas do mercado financeiro, dos ricos que usam seus recursos para comprar títulos e viver de especulação”, afirmou a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira.
A presidente da Contraf-CUT ressaltou que a maioria das grandes economias não adota a política de juros altos. “Nos Estados Unidos, por exemplo, a taxa básica de juros costuma não superar 2% ao ano. No bloco europeu, o Banco Central da região dificilmente, também, aumenta a taxa básica para muito além desse patamar”, destacou Juvandia.
Confira a programação dos atos em frente às sedes do BC em várias cidades do país.
Brasília/DF
Setor Bancário Sul (SBS), Quadra 3, Bloco B, Edifício Sede do BC, às 12h30.
Belém/PA
Boulevard Castilhos França, 708 – Campina, às 9 horas.
Belo Horizonte/MG
Av. Álvares Cabral, 1605 – Santo Agostinho, às 10 horas.
Curitiba/PR
Av. Cândido de Abreu, 344 – Centro Cívico, às 11 horas.
Fortaleza/CE
Av. Heráclito Graça, 273 – Centro, às 9 horas.
Porto Alegre/R
Rua 7 de Setembro, 586 – Centro, às 12 horas.
Recife/PE
Rua da Aurora, 1259 – Santo Amaro, às 9 horas.
Salvador/BA
1ª avenida, 160 – Centro Administrativo da Bahia (CAB), às 9 horas.
São Paulo/SP
Av. Paulista, 1804 – Bela Vista, às 11 horas.
Rio de Janeiro/RJ
Av. Presidente Vargas, 730 – Centro, às 11 horas.
Em cidades sem prédio do BC, os atos serão organizados em locais públicos de grande circulação. Consulte o sindicato local.
*Com informações da Contraf-CUT