Participação forte também na Internet

Além da adesão de 100% à greve, a interação dos bancários de Niterói e Região foi surpreendente na Internet: site, Twitter, Orkut, informações por celular, notícias por e-mail e Youtube.

A forte participação dos bancários de Niterói e Região durante a campanha salarial deste ano aconteceu não só na total adesão à greve (100% das agências paradas, o maior índice do Brasil) e nas assembleias lotadas. Na Internet, o crescimento da interação da categoria foi surpreendente: site, Twitter, Orkut, informações por celular, notícias por e-mail e visualizações de vídeos no Youtube. Houve também denúncias, informações e questionamentos por e-mail e por telefone.

As visitas ao site www.bancariosnit.org.br, que tinham sido 6.658 em agosto, subiram para 14.824 em setembro e chegaram a 15.157 visitas somente nos oito primeiros dias de outubro, com média de 1.684 visitas por dia. No Twitter, o número de “seguidores” passou de 63 no dia 1º de setembro para 126 no dia 9 de outubro (veja “medidor”do Twitter aqui).

No Orkut, o número de amigos dobrou de setembro para cá: hoje são 218, que trocam mensagens, vêem vídeos e fotos, recebem convites para eventos e outras informações. No Youtube, o vídeo do presidente do Sindicato, Jorge Antônio falando em frente ao Bradesco durante a greve superou 200 exibições em apenas três dias e hoje já é o mais visto do canal do Sindicato. Foi uma filmagem da Federação dos Bancários dos Estados e consta na lista de “favoritos” do Sindicato.

> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
> Acompanhe as notícias do Sindicato no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.

Já os torpedos, por celular, foram a “criança prodígio” da comunicação do Sindicato durante a campanha. Gratuito, o serviço foi lançado no dia 23 de setembro, véspera do primeiro dia de greve, e na primeira semana a média diária foi de 70 adesões por dia. Hoje são quase 700 bancários cadastrados, que receberam informações sobre resultados de assembleias, avanços nas negociações e horários de assembleias.

Os meios de comunicação on-line têm a grande vantagem de permitir o diálogo, a interação. É uma via de mão dupla: os bancários podem não apenas receber as informações, mas também informar, dar idéias e opiniões, debater. No Orkut, por exemplo, existe a comunidade BancariosNit, com tópicos de discussão criados pelos bancários para todos debaterem assuntos de interesse coletivo. Todas essas novidades fazem parte do plano estratégico de comunicação do Sindicato iniciado em junho, que inclui ainda Agenda, Fotos Picasa e RSS-Feed, além de intensificação de contato com jornais, rádios, TVs e sites de notícias (leia mais aqui).