Começou nesta sexta-feira (22) e segue até às 18h de segunda-feira (25) o primeiro turno do processo de votação das eleições da Fundação dos Economiários Federais (Funcef). Os participantes vão escolher dois conselheiros deliberativos, um conselheiro fiscal e dois diretores – um para a Diretoria de Benefícios e outro para a Diretoria de Administração e Controladoria.
O Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense, seguindo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e a maioria das entidades de representação e associativas dos empregados, apoia e indica o voto nas candidatas e candidatos que integram o grupo “Juntos – A Funcef é dos Participantes”.
Os candidatos que contam com o apoio são Jair Pedro Ferreira, candidato a Diretor de Benefícios; Rogério Vida, candidato a Diretor de Administração e Controladoria; candidatos à conselheiros deliberativos titulares Antônio Messias Rios Bastos e Selim Antônio de Salles Oliveira e seus suplentes Wagner Ferreira e Helaine Coutinho Cardoso, respectivamente; e candidatos à conselheiros fiscais Sâmio Cássio de Carvalho Melo (titular) e Tamara Siqueira dos Santos (suplente).
A eleição é fundamental para evitar ataques ao fundo. “Estamos em um momento de crescente ameaça à gestão do Fundo, dos recursos dos participantes e do direito de elegermos nossos representantes; portanto, a votação de todos é fundamental”, observou o presidente da Federação Nacional da Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto, lembrando que o Governo Federal, controlador do banco, pretende transferir para o mercado financeiro a administração dos recursos dos participantes.
“É fundamental elegermos representantes que tenham compromisso com a realização de uma gestão responsável, transparente e efetivamente participativa. Os candidatos do movimento ‘Juntos – A Funcef é dos Participantes’ preenchem estes requisitos e têm histórico de luta em defesa dos direitos dos empregados e de toda a classe trabalhadora. Com a eleição destes candidatos vamos voltar a ter uma Funcef forte”, disse a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa Econômica Federal, Fabiana Uehara Proscholdt.
A diretora executiva da Contraf-CUT e funcionária da Caixa, Eliana Brasil, destaca ainda que os candidatos do movimento “Juntos – a Funcef é dos participantes” conhecem profundamente o fundo de pensão e têm uma proposta de gestão participativa, transparente e democrática. “São pessoas que estão no dia a dia da luta em defesa dos interesses dos empregados e desempenharão este mesmo papel na defesa dos participantes do fundo de pensão”, disse.