A luta pelo fim da violência contra a mulher deve ser diária e contundente. Nos tempos de hoje, nada mais simbólico que marcar o Dia Internacional da Mulher – 08 de Março como a conscientização da importância de se tratar o tema da violência contra a mulher, da violência doméstica, da violência psicológica, do assédio sexual e moral e muitas outras violências que elas estão sujeitas e são vítimas no dia a dia.
O Sindicato dos Bancários de Niterói e região quer chamar sua atenção para todos os tipos de violência, principalmente, a silenciosa que corrói e muitas vezes até mata muitas mulheres.
O 08 de Março será a bandeira principal das manifestações programadas por movimentos feministas envolvendo tanto a questão de gênero como a de violência doméstica. Pesquisa de opinião realizada pelo Instituto DataSenado, em parceria com Observatório da Violência Contra a Mulher, no final de 2021, mostrou que 86% das mulheres brasileiras perceberam um aumento da violência contra elas. O número de casos é 4% maior que em 2020. Ainda de acordo com a pesquisa, que ouviu três mil pessoas, entre 14 de outubro e 5 de novembro, cerca de 68% das pessoas entrevistadas conhecem alguma vítima e 27% declararam já ter sofrido este tipo de violência.
A misogenia hoje tem aparecido em larga escala. Mas, ela sempre existiu. Hoje, as máscaras caem e revelam a verdadeira identidade de machistas e sectaristas que tentam impor seu ódio na questão das discussões de gênero. As mulheres são maioria na categoria bancária. O setor é composto majoritariamente por essas guerreiras que, nem sempre, ocupam os cargos mais altos ou possuem os mesmo salários do que os homens.
Realidade triste, mas que anos após anos o movimento sindical busca mudar e trabalha para igualdade de gêneros. A maior instituição sindical representante da categoria bancária é presidida por uma mulher. Muitas entidades também são. A participação das mulheres nas lutas é importantíssima para fortalecer o debate e as conquistas.
Violência contra mulher é crime e deve ser denunciado. Ligue 180, anonimato garantido e vidas podendo ser protegidas.
Feliz Dia da Mulher! Feliz Dia às nossas Bancárias! Violência nunca mais!