Dezenas de agências bancárias de Niterói e região amanheceram adesivadas nesta terça-feira (23/11) denunciando as demissões praticadas pelos bancos. Em especial o Bradesco que vem dispensando funcionários sem nenhuma justificativa.
O Sindicato dos Bancários de Niterói e região paralisou em protesto contra as demissões a maior agência do corredor financeiro da Avenida Amaral Peixoto, no centro de Niterói, onde também funciona a Regional do banco.
Dirigentes sindicais explicaram aos clientes e usuários os motivos da paralisação. As demissões feitas pelo banco em plena pandemia precariza o trabalho do bancário e contribui par ao aumento das filas nas agências já que o banco insiste em diminuir o número de funcionários no atendimento.
Além de Niterói, unidades de Cabo Frio, na Região dos Lagos, também receberam o protesto do Sindicato. Os cartazes denunciavam as demissões em plena pandemia e orientava clientes e usuários e exigirem mais contratações para ter menos filas.
A atividade faz parte do Dia Nacional de Lutas contra as demissões. A hashtag #QueVergonhaBradesco esteve entre os dez temas mais comentados no Twitter, confirmando o sucesso desta estratégia de mobilização da categoria.
O Bradesco lucrou R$6,648 bilhões no terceiro trimestre de 2021. O resultado representa um crescimento de 58,5% em relação ao mesmo período do ano passado (R$4,194 bi), isso em plena recessão econômica do país, causada pela pandemia e pela trágica política econômica do ministro da Economia Paulo Guedes.