O Sindicato dos Bancários de Niterói e região iniciou, de forma pioneira, há cerca de 10 dias, uma campanha em nível regional alertando as autoridades para a necessidade da vacinação da categoria.
Intitulada “Vacina para todos os Bancários, Somos essenciais” a campanha ganhou outdoors em pontos estratégicos dos municípios e rodovias da região justamente para chamar a atenção sobre a necessidade do governo federal incluir a categoria no Plano Nacional de Imunização (PNI).
Vale destacar que os bancários foram considerados em todos os decretos municipais e estaduais como trabalhadores essenciais, sendo obrigado à se expor aos riscos de contaminação pela Covid-19.
Além da campanha de mídia da vacinação, o Sindicato também oficiou prefeitos da região solicitando a inclusão da categoria nos processos de vacinação dos municípios.
Uma das razões para toda essa mobilização do Sindicato em defesa da categoria é o elevado número de mortes de bancários por causa da pandemia.
No primeiro trimestre de 2020 o número de mortes de bancári@s, de acordo com o número de desligamentos por morte de trabalhadores com carteira assinada foi de 55, pelos dados do Boletim Emprego em Pauta, elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Esse número mantém pequenas variações ano a ano, mas no primeiro trimestre deste ano saltou para 152, crescimento de 176,4%.