O Sindicato dos Bancários de Niterói e região continua na luta inclusão da categoria no plano de vacinação contra a Covid-19. Nas últimas semanas, o Sindicato oficiou prefeitos de toda região reivindicando que os trabalhadores em instituições financeiras, assim como outras categorias que atuam na linha de frente na pandemia, tenham prioridade no plano de imunização.
“Não adianta os governantes dizerem que seguem o plano nacional de imunização e fechar os olhos para a categoria. São muitos bancários morrendo, pois estão na linha de frente dessa pandemia nos atendimentos nas agências. Como se repara isso? Por isso defendemos e essencialidade da vacina também para os trabalhadores em instituições financeiras como prioridade para seguir com o serviço e proteção à saúde”, afirma Jorge Antônio Porkinho, presidente do Sindicato.
O movimento sindical bancário atua pela proteção e segurança dos trabalhadores desde o início da pandemia. Em nível nacional, foi uma das primeiras categorias a negociar medidas de proteção aos trabalhadores. Com isso, metade dos bancários, em todo o país, foram colocados em home office ou em regime de rodízio nas agências.
Regularmente são discutidos com a Fenaban a revisão dos protocolos sanitários contra a Covid-19 e a redução de metas, que o banco insiste em cobrar. São reivindicações que não foram atendidas pelos bancos, mas o Sindicato continua mobilizado e insistindo nessas questões.