Chegamos a mais um 1º de Maio com vários questionamentos sobre o que comemorar diante da perda de 400 mil vidas e número recorde de desempregados. No Brasil, já são mais de 14 milhões de pessoas sem trabalho.
Neste momento de grave crise, somos uma das poucas categorias unidas nacionalmente que luta para garantir, além da manutenção de empregos e salários, medidas que preservem a saúde e garantam a segurança dos bancários e de toda a população.
São mais de 230 mil bancários trabalhando em casa, em sistema de home office, mas por outro lado 2.200 agências fechadas em todo país.
Mas, o que comemorar neste momento? Segundo o Dieese, a atual situação de precarização do mercado de trabalho e o aumento do custo dos alimentos, vivido em 2020, não são consequência apenas da crise sanitária mundial, mas também estão relacionados com o projeto econômico e político implementado após 2016.
“Nossa luta agora é pela saúde. Nossa atividade é considerada essencial e, por isso, lutamos diariamente pela VACINA JÁ! Somente assim vamos preservar a vida. Os bancos são os que mais lucram nesse momento e nossa batalha é pela manutenção dos empregos”, afirma Jorge Antônio Porkinho, presidente do Sindicato.
O Sindicato dos Bancários de Niteroi e região tem um histórico relevante de lutas e conquistas. A luta dos bancários tem um legado importante para a categoria. E é isso que temos que comemorar, mesmo nas adversidade dessa pandemia.
A manutenção das conquistas históricas como a jornada de seis horas, auxílio-creche, fim do trabalho aos sábados, vales refeição e alimentação, PLR, 13ª cesta-alimentação, licença-maternidade de 180 dias, licença-paternidade, igualdade de direitos para casais homoafetivos, instrumento de combate ao assédio moral, mais segurança, entre muitas outras conquistas deve, sim, ser comemorada.
Por isso, neste 1º de Maio de 2021, Dia do Trabalhador, conclamamos toda categoria e toda classe trabalhadora para uma reflexão e união em defesa dos direitos e dos empregos. Somente com a união e a força de todos(as) o futuro poderá ser mudado e promissor.
“Quero desejar um Dia do Trabalhador especial a todos os bancários e bancárias. Que seja com muita saúde, no ceio da família e refletindo sobre o que ainda podemos avançar mais e mais. O Sindicato é feito pelo trabalhador. E nós estamos lá para servir à nossa categoria”, conclui Jorge Antônio Porkinho.
FELIZ DIA DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA!
VIVA A CIÊNCIA!
VIVA O SUS!
VIVA A VIDA!
#VACINA JÁ!