Após bem-humorada passeata, bancários entregaram a minuta ao Sindicato dos Bancos do Estado do Rio. Veja vídeo aqui.
Após uma bem-humorada passeata no Centro do Rio, os bancários entregaram a minuta de reivindicações da Campanha Salarial 2009 ao Sindicato dos Bancos do Estado do Rio. A manifestação aconteceu no mesmo dia da primeira negociação: terça-feira, 18 de agosto.
Com carros de som, faixas, cartazes, bandeiras e atores da Companhia de Emergência Teatral, cerca de 200 bancários de Niterói e de todas as regiões do estado saíram da Candelária por volta do meio-dia e caminharam pela Avenida Rio Branco até o Buraco do Lume, em frente ao prédio onde ficava o Banerjão. Ao som de uma versão da música “Ensaboa”, de Cartola, os atores “lavaram” a roupa suja do assédio moral, das metas abusivas, dos juros e tarifas altas e do mau atendimento à população.
Imagem do desrespeito dos bancos aos trabalhadores
Bancários nas agências e a população nas ruas apoiaram a manifestação. O presidente da CUT-RJ, o bancário Darby Igayara, comandou a passeata. Em frente ao Banco do Brasil da Avenida Rio Branco, os manifestantes flagraram um trabalhador limpando a janela da agência, no segundo andar, sem nenhuma condição de segurança. Uma amostra do desrespeito dos bancos a todos os trabalhadores.
No Buraco do Lume, o presidente do Sindicato, Jorge Antônio, fez discurso sobre a campanha salarial (veja vídeo abaixo) e depois acompanhou presidentes de outros sindicatos na entrega do documento aos banqueiros, junto com o presidente da Federação dos Bancários dos Estados do Rio e Espírito Santo, Fabiano Júnior. Os bancos foram representados pelo diretor Geraldo Pirilo, pelo gerente financeiro Jorge Pimenta e pela advogada Olinda Ribeiro (na foto acima, Fabiano, Pirilo, Jorge Antônio e Pimenta).
Veja discurso de Jorge Antônio na manifestação: