Mesmo diante de tantas notícias de demissões, o Sindicato dos Bancários de Niterói e região tem conquistado vitórias importantes para a manutenção do emprego. Através das atuações da diretoria e do departamento jurídico, sete demissões foram canceladas nos últimos dias.
Os bancos quebraram acordo firmado no início da pandemia de não demitir. Além disso, as demissões são infundadas e não carregam nenhum elemento que motive a dispensa. O caráter é o puro e simples de demitir por demitir.
Apenas em 2020, os bancos já lucraram mais de R$ 30 bilhões em plena crise sanitária e econômica e somam a triste marca de mais de mais de 12 mil trabalhadores demitidos. Daí a importância do Sindicato para garantir direitos.
Através da atuação sindical é que o bancário José Cláudio Bento, teve sua demissão, ocorrida em 30/10, cancelada. Ele atua como supervisor administrativo e tem mais de 30 anos de serviços prestados ao Bradesco.
Bento foi demitido por telefone, como vem fazendo o Bradesco sem observar as peculiaridades de cada funcionário. “O gerente me ligou comunicando a demissão e disse que enviaria e-mail para o dia do exame demissional”, contou o bancário.
A atitude de Bento, logo ao ser demitido, foi procurar o Sindicato através de uma diretora de base. “Logo na semana seguinte tive contato com a Claudia Costa que é diretora do Sindicato e que trabalha comigo na agência Fonseca”, disse.
A partir daí, todo o encaminhamento foi feito através da direção da entidade para garantir que Bento retornasse ao trabalho, a exemplo dos outros colegas que já haviam tido suas demissões canceladas.
“É importantíssimo que os bancários que se encontrarem nessa situação de covardia praticada pelos bancos procurem o sindicato. Estamos prontos para atender a todos e buscar os direitos. Os diretores e as assessorias estão em regime de plantão para agilizar os atendimentos e buscar as reintegrações ou os cancelamentos das dispensas. O Sindicato é a casa do bancário e estamos aqui para buscar corrigir as injustiças e covardias feitas pelos os banqueiros. Enquanto eles lutam por metas abusivas e lucros, nós do sindicato lutamos pelo coletivo e pela vida”, afirma Jorge Antônio ‘Porkinho’, presidente do Sindicato dos Bancários de Niterói e região.
Confira os bancários do Bradesco que já tiveram suas demissões canceladas:
Alessandra Marques – Agência XV De Novembro – Niterói
Simone Baptista – Agência XV De Novembro – Niterói
William Ferreira – Agência Rio Bonito – Zona Da Mata
Leonardo William – Agência Raul Veiga – Alcântara – São Gonçalo
Marcos Luiz – Agência Cabo Frio – Região Dos Lagos
Raquel Magnoni – Agência Cabo Frio – Região Dos Lagos
Claúdio Bento – Agência Fonseca – Niterói