O banco Itaú anunciou duas novas medidas no combate ao coronavírus. Após reivindicações do movimento sindical, a instituição decidiu estender o home office até 2021 e a reabertura de agências para diminuir o fluxo de pessoas nos locais.
“Desde o inicio da pandemia nós defendemos que os bancários que cumprir suas funções remotamente, devem permanecer assim até que esta situação se resolva, para preservar suas vidas e das pessoas com quem convivem. Esperamos que os demais bancos sigam o exemplo e também atendam nossa reivindicação”, afirmou Juvandia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e uma das coordenadoras do Comando Nacional.
Candido Bracher, presidente do Itau, afirmou em vídeo que o trabalho presencial nos polos administrativos só deve voltar a acontecer a partir de fevereiro do próximo ano. A instituição está estudando, ainda, como acontecerá esse retorno, sendo prioridade o trabalho remoto.
108 agências do Itaú serão reabertas para diminuição do fluxo de pessoas nas unidades que estão abertas atualmente.
“Os bancários estão na linha de frente de atendimento e, por isso, colocam suas saúdes em risco. Com esta ampliação de locais de atendimento, os clientes terão mais opções de atendimento, o que deve diminuir as aglomerações e a possibilidade de contágio”, acredita Jair Alves, coordenador da Comissão de Organização dos Empregados do Itaú (COE Itaú).
O banco informou também que vai fechar 23 agências. “Outra conquista fundamental foi a garantia de que todos os funcionários das agências fechadas serão realocadas. Ninguém será demitido”, finalizou o coordenador da COE.