Mesa negocia igualdade de oportunidades; participe do twitaço

 

O Comando Nacional dos Bancários e a os representantes da Federação Nacional dos Bancários se reúnem novamente nesta quinta (13) para uma nova mesa de negociações. O tema, dessa vez, será a igualdade de oportunidades.

 

A reunião começa às 11h. Uma hora antes, às 10h, irá acontecer um twitaço com a #NaLutaPorIgualdade. A ideia é mobilizar a categoria e mostrar aos banqueiros que a classe está unida em prol da garantia de avanços e melhorias.

 

Durante a conversa, será defendido o fim da discriminação e a igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho. Dados do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (Dieese) mostram que as mulheres representavam 48,8% da categoria bancária em 2018. No mesmo ano, a renda média das mulheres bancárias era 21,75% menor do que a dos colegas homens.

 

Três censos foram feitos em 2009, 2014 e 2019. As pesquisas apontaram que, entre os grupos mais discriminados estão mulheres, negros, homossexuais e pessoas com deficiência (PCDs). No Censo da Diversidade de 2019, 68,8% da categoria eram brancos, 24,3% pardos, 28,2% negros e 2,8% amarelos.

 

Já a pesquisa de 2014 apontou que os negros tinham remuneração média de 87,3% em relação à dos brancos. Além disso, apenas 4,8% dos cargos de diretoria nas instituições bancárias são ocupados por negros.

 

Há, ainda, um preconceito enorme quando o assunto é orientação sexual. 61% dos profissionais LGBTQIA+ não assumem sua orientação sexual ou a identidade de gênero. Os outros 49% restantes não a escondem, mas não falam abertamente do assunto no ambiente de trabalho para se integrar entre os colegas.

 

Todas as informações da Campanha Salarial dos Bancários 2020 você poderá acompanhar nas redes oficiais do Sindicato dos Bancários de Niterói e Região:

• Facebook: fb.com/bancariosnit
• Instagram: @bancariosnit
• Twitter: @bancariosnit