Perto de 2.500 trabalhadores definem ações e mobilizações para os próximos três anos e elegem diretoria da CUT.
Uma conferência internacional nesta segunda-feira, dia 3, abriu o Congresso Nacional da Central da Central Única dos Trabalhadores (Concut), em São Paulo. O ato político de abertura oficial do Congresso será nesta terça-feira, dia 4, com lideranças sindicais, ministros, representantes de governos e partidos e parlamentares. Os sindicalistas Marcial Maiato e Fabiano Júnior representam os bancários de Niterói e Região.
O Congresso Nacional da CUT vai decidir quais as principais ações e mobilizações da central sindical para os próximos três anos e vai eleger a próxima direção nacional da entidade. Aproximadamente 2.500 delegados de todo o País participam dos debates e das decisões.
Marina Silva e Carlos Minc
No dia 5, a senadora Marina Silva e a professora Tânia Bacelar fazem um debate em torno do tema “Desenvolvimento, Soberania e Democracia”, a partir das 11h. No dia 6, em horário a ser confirmado, o ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, assina acordo com a CUT para outorgar aos sindicatos papel de formulação e fiscalização de projetos de proteção ambiental em empresas públicas e privadas, de todos os setores de atividade. Será o início de uma nova representação sindical, nos locais de trabalho, já informalmente chamada de “Cipa Ambiental”. No dia 7 será eleita e tomará posse a nova Direção Nacional para o período 2009-2012.
Clique aqui para acessar a programação completa do evento em PDF
Clique aqui para acessar o texto base da direção da CUT para o congresso