Atendendo pedido do Comando Nacional dos Bancários, o Banco do Brasil enviou um comunicado na segunda-feira (23) orientando os gestores de unidades voltadas para o atendimento ao público a priorizar os serviços de abastecimento e funcionamento de todos os terminais das salas de autoatendimento. O comunicado informa ainda que o atendimento presencial deve ser prestado somente em casos essenciais e de forma excepcional para os casos, por exemplo, de desbloqueio de senha, desbloqueio de cartão e os saques benefícios sociais sem cartão.
“O Comando Nacional dos Bancários solicitou que todos os atendimentos presenciais sejam realizados somente com agendamento prévio. O objetivo é evitar a aglomerações que vimos nos bancos nos últimos dias, que colocam os clientes e funcionários em risco de contágio pelo novo coronavírus. Neste momento, é preciso resguardar a saúde e a segurança de todos”, disse a secretária de Juventude e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) nas negociações com o Banco do Brasil, Fernanda Lopes. “Vamos cobrar o bom sendo dos gestores, para que eles entendam que o atendimento de forma excepcional precisa acontecer com agendamento prévio”, completou a dirigente da Contraf-CUT.
“Infelizmente a medida veio somente depois que clientes e funcionários ficaram expostos aos riscos de contágio, mesmo com as cobranças efetuadas pelo movimento sindical para que fossem implementadas medidas para se evitar aglomerações nos bancos. Neste momento de crise, o mais importante é garantir a saúde e a segurança dos funcionários e clientes”, concluiu a dirigente da Contraf-CUT.
Outras reivindicações
Em reunião por videoconferência, realizada na manhã de segunda-feira (23), o Comando Nacional dos Bancários apresentou uma relação com 17 reivindicações à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
Entre as reivindicações, além da manutenção apenas as atividades consideradas essenciais pelo decreto 10.282/2020, que, no setor financeiro, são: “compensação bancária, redes de cartões de crédito e débito, caixas bancários eletrônicos e outros serviços não presenciais de instituições financeiras”, o movimento sindical pede para que e que o atendimento dos casos de extrema necessidade (como, por exemplo, os idosos que não tenham como usar outro meio e dependam do atendimento para sua sobrevivência), sejam realizados somente mediante agendamento prévio, para preservar os clientes e os trabalhadores.
Para clientes
O Comando também fez reivindicações que beneficiam os clientes e usuários do sistema bancário, como a suspensão dos vencimentos dos boletos por sessenta dias e a isenção de tarifas para de transferências eletrônicas (TED E DOC) para clientes com renda de até dois salários mínimos. O objetivo é diminuir a contaminação pelo uso de cédulas e evitar que os clientes se dirijam aos bancos para pagar boletos que vencem no período.