O novo fenômeno da Internet é mais uma novidade na comunicação do Sindicato. Não é preciso ser cadastrado para ler as mensagens, que não podem ultrapassar 140 caracteres.
O Twitter, novo fenômeno da Internet, é mais uma novidade na comunicação dos bancários de Niterói e Região. As informações do Sindicato podem ser lidas a qualquer momento nesse serviço em que as mensagens não podem ultrapassar 140 caracteres.
Clique aqui para ler um tutorial do Twitter no site G1.
Não é necessário ser cadastrado para ler as mensagens. Nos Estados Unidos e na Europa, é muito comum receber mensagens do Twitter como torpedos (SMS) do celular, sem necessidade de conexão à Internet. No Brasil, esse serviço ainda não é oferecido por todas as operadoras.
Link na coluna direita do site
Para ler as mensagens no Twitter do Sindicato, basta clicar na imagem “Twitter” que está na coluna direita do site. A maioria das mensagens tem links para notícias. O Twitter tem um potencial de disseminar informações instataneamente porque cada usuário é avisado em tempo real das informações atualizadas de cada pessoa que ele “segue”. Cada membro pode solicitar ao programa que o conecte a um número ilimitado de usuários. A partir de então, ela passa a seguir todas as suas autalizações. Alguns solicitam ao programa que só seja divulgado o conteúdo com sua permissão.
Em abril, o poder de fogo do Twitter abalou a Moldávia, um pequeno país da Europa Ocidental. Um grande protesto armado pela Internet mobilizou cerca de 10 mil pessoas na praça da capital, Chisinau. Eles lutavam contra o governo e a vitória do Partido Comunista nas eleições parlamentares. Nos Estados Unidos, a eleição do presidente Barack Obama foi fortemente baseada no Twitter, responsável pela maioria da arrecadação de doações feitas por pessoas físicas.
50 anos do jornal “Tribuna Bancária”
O Twitter dos bancários de Niterói e Região é uma das novidades na comemoração dos 50 anos do jornal “Tribuna Bancária”, cuja primeira edição foi publicada pelo Sindicato em julho de 1959. As outras novidades são ferramentas como Orkut, Youtube, RSS/Feed, fotos Picasa, Agenda, páginas em pdf no site.
Depois que foi anunciado, em menos de 24 horas o Orkut do Sindicato (clique aqui) aumentou em 10 vezes seu número de amigos on-line. Lá também estão sendo postados os vídeos do canal do Sindicato no Youtube. A homenagem a Marcial, por exemplo, já pode ser vista diretamente no Orkut, sem precisar ir à página do Youtube.
Site vai centralizar todos os novos meios
Todos os novos meios de comunicação dos bancários de Niterói e Região serão explicado separadamente em novas matérias digitais e na edição especial do “Tribuna Bancária”. O site www.bancariosnit.org.br será um grande portal que vai centralizar todas essas mídias, facilitando a vida dos bancários.
As novas tecnologias vêm cada vez mais permitindo que a comunicação – alicerce do sindicato e da mobilização – se intensifique como interativa e de mão dupla. O bancário ganha voz para manifestar sua opinião – o tempo todo e em todo lugar –, em vez de apenas receber informações. Para fortalecer a categoria e vencer, é preciso ouvir e ser ouvido. Na Internet, nas agências e, principalmente, nas assembleias.