Vereadores de SG aprovam repúdio ao HSBC

Clique aqui para ver o vídeo da moção de repúdio, na Câmara Municipal de São Gonçalo, ao fechamento de duas das três agências do HSBC existentes na cidade.

O anúncio do fechamento de duas das três unidades do HSBC existentes em São Gonçalo, a agência Centro e a agência Tribobó, causou grande indignação na população da cidade pelos transtornos de que serão causados. Em um só dia, 15 funcionários foram demitidos pelo HSBC na base territorial do Sindicato: 8 em São Gonçalo, 4 em Tribobó, 1 em Itaipu, 1 no Fonseca, 1 na Visconde do Uruguai (incluindo bancário com 27 anos de banco).

No dia 24, uma moção de repúdio à atitude do HSBC foi apresentado na Câmara Municipal de São Gonçalo pelo vereador Marlos Costa (PT), com a presença de sindicalistas, bancários e aparte de apoio do vereador MIguel Moraes (PT). Veja o vídeo abaixo. Dia 2 de abril, haverá um ato público contra as demissões do HSBC, na Câmara dos Vereadores, às 10h.

O fechamento da agência São Gonçalo foi programado pelo HSBC para o dia 17 de abril). Em todo o Brasil, foram feitas no dia 19 cerca de 200 demissões, com 50 agências fechadas. Aconteceram 71 demissões e fechamento de 14 agências na base da Federação dos Bancários RJ-ES.

“Falta ao banco inglês responsabilidade social. Uma instituição com lucro recorde que investe no Big Brother não pode colocar no paredão, desta forma, clientes e funcionários”, disse o presidente do Sindicato, Jorge Antônio. Ele informa que, só na agência São Gonçalo, são 18 mil aposentados e pensionistas que foram transferidos para a agência Alcântara.

No País, ano passado o HSBC teve o maior lucro em 11 anos, desde a aquisição do Bamerindus: 9% de crescimento e lucro de R$ 1,345 bilhão. “Mesmo com o polo petroquímoco chegando a Itaboraí, o HSBC fecha essas unidades na região, indo na contramão da História. Se há problema de estratégia de mercado, cabe ao banco resstruturar a agência e não fechá-la”, disse Jorge.

Moção de repúdio ao fechamento de agências do HSBC em São Gonçalo

ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO
Gabinete do Vereador Marlos Costa

MOÇÃO

Senhor Presidente,

Viemos por meio desta, solicitar que após ouvido o soberano Plenário desta Casa, se envie MOÇÃO DE REPÚDIO à instituição bancária HSBC, em razão da política adotada pelo banco em fechar duas de suas três agências no município de São Gonçalo.

O fechamento das agências no bairro de Arsenal ( Ag. Tribobó) e no Centro, ocasionou a demissão de inúmeros trabalhadores atuantes no setor bancário, sob explicações estapafúrdias, por parte do banco em questão, de que este não aufere lucros nas agências situadas na cidade de São Gonçalo.

O pouco lucro auferido, segundo o banco de capital transnacional, é um argumento falacioso, uma vez que só no ano passado, os trabalhadores conferiram à instituição financeira lucro recorde de R$ 1,35 bilhão, o maior em 11 anos de operações do banco no mercado brasileiro, iniciadas em 1997. Vale dizer, que mundialmente, o HSBC teve redução de 70% em seu lucro líquido, enquanto no Brasil, o banco cresceu 9%.

Por isso, apresentamos a presente Moção de Repúdio ao banco inglês HSBC, pela falta de responsabilidade social, por sua atitude covarde em relação à classe trabalhadora dos bancários que tanto contribuiu para a lucratividade do mesmo e pelo desrespeito à população gonçalense, com o segundo maior município deste Estado, perdendo duas agências bancárias que contribuem para o desenvolvimento social e econômico de nossa cidade.

São Gonçalo, 24 de Março de 2009.
Vereador Marlos Costa