Os bancários aprovaram, em assembleia geral realizada nesta terça-feira (29/8), o desconto assistencial a ser feito no ano de 2017. O valor é de 2,5% (dois e meio por cento) do salário bruto, sendo o piso de R$ 70,00 (setenta reais) e o teto de R$ 180,00 (cento e oitenta reais) incidentes sobre a folha de pagamento.
O desconto assistencial é realizado por conta da negociação salarial que garantiu aumento real de 1% no salário, ou seja, reposição integral da INPC mais 1% de ganho sobre todas as verbas, conquistados na Convenção Coletiva assinada por dois anos em 2016.
O direito à oposição ao desconto assistencial teve seu prazo iniciado nesta quarta-feira (30/8), sendo que os bancários que se oporem têm 10 dias corridos, até 08/09, para apresentar a carta que deve seguir os seguintes trâmites: requerimento manuscrito de próprio punho, devendo constar nome, qualificação, CTPS, RG, matrícula e banco, e ser entregue, individual e pessoalmente na sede do Sindicato (Rua Maestro Felício Toledo, 495 -sl – Niterói) ou na subsede da Região dos Lagos (Avenida Julia Kubitschek 16, sala 215 Parque Riviera – Cabo Frio).
A Contribuição Assistencial é paga pelos trabalhadores, uma vez por ano, sempre que o sindicato fecha uma Convenção Coletiva com o sindicato patronal, e o seu valor é aprovado pelos próprios trabalhadores, em assembleia.