BB: dia 25, é preto no banco

Funcionários devem trabalhar de preto nesta quinta-feira, dia 25, em Niterói e Região. Outra orientação, sugerida por funcionários do BB Niterói, é não vender produtos, não fazer vendas casadas e não oferecer negócios a clientes e usuários. Negociações específicas do BB acontecem nos dias 23 e 24. Plenária de mobilização em Cabo Frio acontece também nesta semana (data, horário e local a confirmar). Assembléias em todo o País estão marcadas para a próxima segunda-feira, dia 29, quando os bancos já devem ter apresentado propostas concretas. Assembléias do dia 29 podem votar greve até por tempo indeterminado.

– DIA NACIONAL DE LUTA (QUINTA-FEIRA, 25): O Comando Nacional dos Bancários orientou para todos os bancos, em todo o Brasil, um Dia de Luta, nesta quinta-feira, dia 25.
Em Niterói e Região, no Banco do Brasil, a orientação, sugerida pelos funcionários do BB Niterói, em reunião com o sindicalista Marcelo Quaresma (BB), no último dia 18, é de “Um Dia Sem Vendas ou Negócios”, além de trajes pretos no trabalho.
A idéia da Greve Branca é inspirada na mobilização de países desenvolvidos, aonde os bancários comparecem ao trabalho, mas só fazem operações de débito, as de crédito, não. Só pagam e não recebem.
Assim, todos devem trabalhar de preto e não vender os produtos do banco, principalmente os das “Brasis”, que dão pouco retorno para as agências e quase todo o lucro para as subsidiárias, embora esses não sejam incorporados na PLR dos funcionários do BB.
A orientação também é de não se fazer vendas casadas e de não se oferecer negócios a clientes e usuários.
– QUARESMA COMENTA (*): “A idéia de se fazer algo alternativo à greve tem sido muito debatida nas agências. E, dessa vez, chegou ao Sindicato uma sugestão específica da base. Vamos torcer para que os funcionários cumpram o que eles mesmos sugeriram. A greve deveria ser nossa última arma, mas tem sido a única porque outras iniciativas de mobilização não são concretizadas eficazmente, como operações-padrão, mensagens para parlamentares, manifestações pública e até mesmo os dias de preto ou outras cores. Sem fazer o dever de casa, acabamos indo direto para a prova final, que é a greve por tempo indeterminado. Aí, muitos que não fizeram nada para que a greve não acontecesse, ficam estressados, às vezes histéricos, e querem sair logo da greve, em troca de qualquer proposta e alguma PLR. Tomara que essa iniciativa seja uma tentativa de evitar a greve e não um subterfúgio para que não se faça nada”.
(*) A sugestão do boicote aos produtos e negócios do banco foi encaminhada ao Comando Nacional dos Bancários e à Comissão de Empresa dos Funcionários do BB para que não se restrinja a Niterói e Região
– ASSEMBLÉIA EM NITERÓI DIA 29: O Comando Nacional também orientou a realização de assembléias em todo o Brasil, na próxima segunda-feira, dia 29, para avaliar as propostas dos bancos, que devem surgir esta semana, e a orientação nacional de mobilização (pode haver, inclusive, votação de indicativo de greve e até por tempo indeterminado).
Em Niterói, a Assembléia do dia 29, segunda-feira, deve acontecer (a confirmar) no espaço da futura sede do Sindicato, na Rua Evaristo da Veiga 37, no Centro de Niterói, uma transversal da Avenida Amaral Peixoto, que acompanha a calçada lateral do colégio Liceu Nilo Peçanha, entre a Câmara Municipal e o Centro Educacional de Niterói.
– PLENÁRIA EM CABO FRIO (A CONFIRMAR): Atendendo outra reivindicação da base, vinda dos bancários da Região dos Lagos, o Sindicato de Niterói e Região decidiu realizar, paralelamente às assembléias de Niterói, plenárias em Cabo Frio.
A primeira delas deve acontecer nos dia 25, 26 ou 27 (quinta, sexta ou sábado), provavelmente no Iate Clube Costa Azul, quando os bancários das agências mais distantes da Sede da entidade poderão debater as propostas dos bancos, organizar melhor a mobilização da Região e votar as orientações do Comando, de modo indicativo, para a Assembléia do dia 29, em Niterói, para a qual o Sindicato disponibilizará transporte, de acordo com a manifestação de interesse dos bancários, pelo telefone (21) 2717-2157, ramal 23.
FALTAM 20 DIAS PARA OS 200 ANOS DO BANCO DO BRASIL E HÁ 40 DIAS OS BANCOS NÃO FAZEM PROPOSTAS AOS BANCÁRIOS

FALE COM O SINDICATO: (21) 2717-2157, ramal 23 (Niterói), (22) 2643-4317 (Cabo Frio) ou www.bancariosnit.org.br

FALE COM QUARESMA: (21) 7836-5097, (21) 8728-3062, Sisbb F6765090 ou mqtiragosto@uol.com.br

QUER RECEBER OS BOLETINS DO SINDICATO EM SEU E-MAIL?… FALE COM QUARESMA