Congresso Extraordinário da Contraf-CUT ocorre nos dias 09 e 10 de março

Bancários e bancárias se preparam para o Congresso Extraordinário da Contraf-CUT em São Paulo. Na quarta-feira, dia 08 de março, haverá um coquetel de boas-vindas aos delegados (as) e convidados (as), na sede da entidade, no centro da capital paulista, a partir das 19h. O evento segue nos dias 09 e 10 de março, na quadra do Sindicato dos  Bancários de São Paulo, também na região central. São esperados 344 delegados e delegadas de entidades sindicais de todo o Brasil, os quais definirão e votarão o Plano de Lutas para o próximo período e a Reforma Estatutária da entidade.

 

“Vamos realizar este Congresso Extraordinário num momento extremamente importante para organizar a luta dos trabalhadores. Estamos sob ataque das elites empresariais do Brasil que, articulados com a mídia acumularam um alto poder legislativo para alterar e retirar direitos trabalhistas. Vamos debater a conjuntura e organizar um plano de lutas para defender empregos e direitos no próximo período”, explica o presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten.

 

Reformas da Previdência Social e Trabalhista

 

Na quinta-feira, dia 09, bancários e bancárias discutem as ameaças aos direitos dos trabalhadores, na conjuntura atual, dentro do Painel Reformas da Previdência Social e Trabalhista, que contará com a participação do o ex-deputado federal Claudio Puty, professor da Universidade Federal do Pará ( UFPA), Carlindo Paulo Rodrigues de Oliveira, professor pela Escola Dieese de Ciências do Trabalho e o presidente da CUT, Vagner Freitas.

 

Futuro do Emprego

 

O encontro segue com o Painel Futuro do Emprego, com a presença do professor Moises Marques, da Associação 28 de Agosto, da economista do Dieese, Vivian Machado, e com a participação da professora de Ciências Sociais Unicamp, Carla Regina Mota Alonso Dieguez.

 

Defesa dos Bancos Públicos

 

O Congresso Extraordinário da Contraf-CUT também debate outro assunto preocupante para a categoria, o desmonte dos bancos públicos. O Painel Defesa dos Bancos Públicos contará com a participação de Guilherme Boulos, coordenador do MTST, Ricardo Berzoini, ex-ministro da Previdência e do Trabalho e das Comunicações. A mesa também será composta pelo diretor de Seguridade da PREVI, Marcel Barros e pelo professor do Instituto de Economia da UFRJ, João Sicsu.

 

Na sexta-feira, 10 de março, a partir das 9h, delegados e delegadas votam o Plano de Lutas e a Reforma Estatutária da Contraf-CUT.

 

Fonte: Contraf-CUT