T I R A – G O S T O
O NOTICIÁRIO BEM-HUMORADO DE MARCELO QUARESMA
Ano XI – Nº 04 – 12 de Outubro de 2016
@ Em 12 de maio, há cinco meses, Michel Temer (PMDB) virou presidente interino, devido ao clamor das ruas, ouvindo a voz do povo pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT). Presidente desde 31 de agosto, com apoio popular, agora, Temer anuncia “medidas impopulares”: 34 privatizações, que sempre significam demissões; redução até zero% da exploração do Pré-Sal pela Petrobras, na qual 75% da arrecadação iria pra Saúde e pra Educação; reforma da previdência, aumentando a idade mínima de aposentadoria para 65 anos, inclusive para mulheres, enquanto, no Nordeste, a expectativa de vida é de 64 anos; reforma trabalhista, aumentando a jornada diária para 12 horas; e terceirização nas atividades fim, o que levará a demissões, além da redução de salários e de direitos trabalhistas… Aos 76 anos, Temer não ouve mais a voz das ruas… Temer ficou surdo?…
@ Na foto, Michel Temer, candidato em 1986, há 30 anos, prometendo aos eleitores “Seus direitos na Constituinte”. Agora, presidente, quer tirar esses direitos. Em 1986, Temer tinha 46 anos. E Marcela não votou nele. Tinha três anos.
@ Com base na média das pesquisas, a popularidade de Michel Temer é de 14% entre a população brasileira. A 2ª pior avaliação das Américas. A pior é a de Luis Sólis, presidente da Costa Rica, com 10%, a mesma avaliação de Dilma Rousseff quando sofreu o impeachment… Na popularidade, Temer voltou a ser vice… O vice pior!
@ “Se não aprovar o teto, terão que ser contempladas possibilidades muito piores”. Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, sobre a Proposta de Emenda Constitucional 241, a PEC do Teto, aprovada por 366 a 111 e duas abstenções… Para Meirelles, a PEC é pior, pois, se não fosse aprovada, as medidas seriam “muito piores”.
@ Limitando o aumento dos gastos públicos federais, estaduais e municipais à inflação do ano anterior, a partir de 2017, pelos próximos 20 anos e limitando os salários dos servidores públicos ao reajuste pela inflação até 2037, a PEC do Teto foi aprovada com a presença de 477 deputados… Faltaram 36 deputados federais, que tinham mais o que fazer do que ir à Câmara votar sobre o futuro do país nos próximos 20 anos.
@ A PEC do Teto desafia a Lógica… Se a economia crescer, a arrecadação de impostos cresce. E a inflação cai… Assim, em 2018, se a economia crescer 5% e a arrecadação também, e a inflação cair para 1%, os governos não podem gastar os 4% que sobrarem… E aí, se aplica o dinheiro no mercado financeiro (bom pros banqueiros!), se reduz os impostos (bom pra todos!) ou Temer enfia esse dinheiro em algum lugar?…
@ “Todo movimento de natureza corporativa que possa tisnar a PEC do gasto público não pode ser admitido”. Michel Temer no jantar no Palácio do Planalto, pago com dinheiro público, para 300 deputados e senadores se convencerem a votar na PEC 241… Os deputados e senadores estão se vendendo por um jantar?… Ou o jantar foi só a entrada?…
@ O Tira-Gosto informa… Pra você que, assim como eu, não sabia o que é “tisnar”, tisnar significa macular… E macular significa enodar. E enodar significa manchar… Manchar, a gente sabe o que é, vive acontecendo com nossa roupa!… Pelo jeito, além de não ouvir mais o clamor popular, Temer também não fala a voz do povo.
@ Perguntar não ofende… Por que a grande imprensa não noticiou nada sobre o cardápio e o custo do jantar de Temer aos 300 congressistas?… Se o jantar fosse oferecido no governo Dilma, será que a grande imprensa não publicaria o menu, as bebidas, os gastos e ainda pediria a devolução do dinheiro aos cofres públicos?…
@ Para aprovar a PEC do Teto na segunda-feira, Michel Temer convidou 300 deputados e senadores para um jantar no domingo. Mas só 215 compareceram. Os outros 75 souberam antes que Marcela Temer não iria.
@ Nomeada embaixadora do programa Criança Feliz, a primeira dama Marcela Temer discursou em sua posse, mostrando a seus detratores que fala e sabe ler… Marcela disse que seu trabalho será “melhorar a vida das crianças”… A revista Playboy já deve estar pensando em convidar Marcela para um ensaio fotográfico.
@ O Tira-Gosto informa… Detrator é aquele que detrata ou detrai… Tô fazendo curso de Português-Temer!
@ Pensamento da semana!… É ou não é curioso?… Para reduzir os gastos públicos, Temer ofereceu um jantar para 300 congressistas, aumentando os gastos públicos… E a grande imprensa não viu nada demais nisso.
Escrito por Marcelo Quaresma (vice-presidente do Sindicato)