Bancários aprovam desconto assistencial

Os bancários de Niterói e região aprovaram em assembleia na noite de quinta-feira (06) o desconto assistencial que serve para custear os gastos com a greve. O percentual definido foi de 2,5% do salário, tendo como piso o valor de R$ 70 e o teto do desconto de R$ 180. Os valores aprovado será descontados em dois momentos, novembro de 2016 e setembro de 2017, já que o acordo coletivo será assinado por dois anos.

 

O direito de oposição ao desconto é assegurado aos bancários e poderá ser exercido uma única vez, ainda que o desconto seja feito em dois momentos (em 2016 e em 2017). O prazo é de 10 dias corridos contados a partir de 07/10 e finaliza em 16/10 e a carta deverá redigida de próprio punho (escrita à mão) devendo constar nome, qualificação, CTPS, RG, matrícula e banco e deverá ser entregue individual e pessoalmente na Secretaria Geral do Sindicato no horário de expediente da entidade.

 

O desconto assistencial tem como objetivo o reconhecimento da importância da campanha salarial e da dedicação do sindicato à causa coletiva, a conquista de melhores salários e condições dignas de trabalho. Do ponto de vista prático, é a forma de cobrir as despesas extraordinárias advindas da luta coletiva e dos encontros preparatórios da pauta de reivindicações à greve, como também as publicações de editais. O respaldo jurídico dessa contribuição é a alínea “e”, do Art. 513 da CLT.

 

Fonte: Imprensa Seeb-Nit