O Sindicato dos Bancários de Niterói e região vem a público repudiar ato da OAB/RJ que impetrou ação com pedido de liminar na Justiça do Trabalho em benefício próprio com objetivo de “furar” a greve legítima da categoria.
Destarte, o Sindicato salienta que mantém o profundo respeito pela Ordem dos Advogados do Brasil, porém não pode ser complacente com tal atitude, uma vez que fere o direito à greve de categoria organizada prevista em lei específica.
Os bancários de Niterói e região sempre foram firmes em suas posições no apoio à luta de classes, principalmente, no que diz respeito à defesa dos interesses da classe trabalhadora. A medida da OAB se aproxima a atitudes neoliberais, capitalistas e anticlassistas.
A manobra judicial nada mais é que defesa de interesse próprio em detrimento do coletivo de classes. Seria mais digno com a história de lutas da OAB/RJ que encampasse junto aos bancários a guerra contra o sistema financeiro em detrimento do corporativismo menor. Assim, ela trai sua história de lutas em defesa dos direitos, das igualdades, da luta de classes e da remuneração justa.
A decisão liminar garante à OAB/RJ e, consequentemente, aos advogados, o direito de adentrarem nas agências bancárias para receberem o pagamento de alvarás judiciais. Trata-se de um privilégio a uma única categoria que terá direito a atendimento em detrimentos de diversas e respeitadas outras.
Sendo assim, nada mais resta ao Sindicato dos Bancários de Niterói do que lamentar e repudiar a decisão liminar e também a OAB/RJ por cercearem o direito de greve dos trabalhadores bancários.
Em tempo, o Sindicato dos Bancários de Niterói reforça que a greve continua com 100% de paralisação das agências em todos os 16 municípios do Leste Fluminense atendidos pela sua base até que os bancos atendam as reivindicações da categoria.
Sindicato dos Bancários de Niterói e região