Tira-gosto: Especial Chico Buarque

T I R A – G O S T O

O NOTICIÁRIO BEM-HUMORADO DE MARCELO QUARESMA

 

Ano XI – Nº 01 – 12 de Janeiro de 2016

@ Três pessoas saindo do restaurante Sushi Leblon se encontram com Chico Buarque, que saia do restaurante Brigite’s, do outro lado da rua e que Chico costuma frequentar por ficar perto da casa dele. O grupo abordou ofensivamente o compositor, cantor e escritor: “Você é um merda!… Eu queria ouvir da sua boca: Você é um merda!… Quem apoia o PT, o que é?…”. E Chico respondeu: “Petista”. E ouviu a resposta: “Um merda!”. Educadamente, Chico ainda tentou conversar: “Procure se informar mais porque com base na revista Veja você não vai muito longe”… E deve ter pensado, leia o Tira-Gosto!
 
 
@ Uma das três pessoas que abordaram Chico Buarque era Álvaro Garnero Filho. Filho de Álvaro Garnero, apresentador do programa “50 por 1”, da TV Record. Antes disso, na Rede TV, Álvaro pai apresentou o programa “Top Report”.
 
 
@ Perguntar não ofende… Você já ouviu alguma música, viu um show, leu um livro de Chico Buarque ou viu um filme baseado na obra de Chico?… E você já assistiu “50 por 1”, na Record, ou “Top Report”, na Rede TV?…
 
 
@ Filho e herdeiro do empresário Mário Garnero, papai Álvaro, após saber da discussão entre seu filho e Chico, declarou que teve que explicar a Alvarinho quem é Chico Buarque.
 
 
@ Outro integrante do grupo que ofendeu Chico Buarque é o rapper Túlio Dek.
 
 
@ Perguntar não ofende… Você já ouviu uma música ou viu um show de Túlio Dek?… E algum dia já tinha ouvido falar em Alvarinho ou em Túlio Dek?…
 
 
@ Túlio Dek tem como maior trunfo de seu currículo ter namorado a atriz Cleo Pires, filha da também atriz Glória Pires… No filme “Lula, o Filho do Brasil”, Glória Pires fez o papel de Dona Lindu, mãe do ex-presidente petista… Segundo a lógica de Alvarinho e Túlio Dek, Glória deve ser uma atriz de merda.
 
@ Chico Buarque de Holanda é filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda, autor de 17 livros, o mais famoso deles “Raízes do Brasil”, no qual conceitua o polêmico “brasileiro cordial”.
 
 
@ Chico Buarque de Holanda é sobrinho de Aurélio Buarque de Holanda, professor de português, lexicógrafo e filólogo, autor de 12 livros, além de organizador do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, o mais famoso “pai dos burros” do Brasil… De certa forma, somos todos filhos do Aurélio. Alguns mais, outros menos.
 
 
@ Perguntar não ofende… Será que Alvarinho e Túlio Dek sabem o que é um lexicógrafo ou um filólogo?… Não vou perguntar isso pra você porque nós dois também não sabemos… Mas prometemos procurar no Pai Aurélio!
 
 
@ No grupo de Chico estavam Cacá Diegues, diretor de 33 filmes, entre eles “Bye, bye, Brasil” e “Joana Francesa”, com músicas de Chico Buarque. E Miguel Faria Júnior, diretor de 14 filmes, o último deles “Chico – Artista Brasileiro”, que está em cartaz atualmente… Será que algum dia algum diretor de cinema vai fazer um filme com o título, por exemplo, de “Túlio Dek – Artista Brasileiro”?…
 
 
@ Túlio Dek, que gravou seu único cd em 2008, é, na verdade, Túlio Lemos Andrade Filho. Filho de Túlio Lemos Andrade, dono de duas fazendas de gado em Goiás, herdadas do avô Jairo Andrade Bezerra, um dos fundadores da União Democrática Ruralista do senador Ronaldo Caiado (UDR-GO). Contra essas fazendas há denúncias de trabalho escravo e o vovô Jairo é acusado de participação em assassinatos na região delas.
 
 
@ Em resposta ao grupo que o ofendeu no Leblon, Chico Buarque citou nas redes sociais sua música “Vai Trabalhar, Vagabundo”, que deu nome a um filme dirigido por Hugo Carvana, com músicas de Chico. E essa música já inspirou marchinha para o Carnaval 2015: “Encher o saco do Chico / Não vai passar, não vai! / Intolerante, nem por um segundo / Cálice, filhinho de papai! / Vai trabalhar, vagabundo!”.
 
 
@ Desde 1966, em 50 anos, Chico Buarque gravou 62 discos e cd’s. A foto desta coluna é a capa do primeiro… Quando tinha 30 anos, a idade de Túlio Dek, em oito anos de carreira, Chico já tinha gravado 16 discos… E antes da Lei Rouanet, criada por Collor em 1991, Chico Buarque já tinha gravado 39 discos.
 
 

@ Pensamento da semana: “Quem é o merda?”.