Diretores do Sindicato fiscalizam agência do HSBC que teve caixa eletrônico explodido por bandidos

Com a explosão de um caixa eletrônico da agência HSCB Pendotiba, em Niterói, na madrugada de sábado, diretores do Sindicato estão na unidade na manhã desta segunda-feira (04) para garantir que as normas de segurança sejam cumpridas. Os dirigentes avaliaram que a agência não tem condições de abertura para atendimento já que diversas áreas ficaram prejudicadas com o impacto da explosão.

 

Portas, alumínios estufados, teto de gesso e vidros foram danificados comprometendo a segurança. Um compromisso foi firmado entre Sindicato e os responsáveis pelo banco para que a unidade não funcione nesta segunda. O atendimento nos caixas eletrônicos também não funcionará nos próximos dias. Heber Mathias, Altair Marinho, Marcelo Quaresma e Cláudio Roberto acompanham os trabalhos in loco.

 

Entenda o ocorrido

 

Bandidos explodiram, por volta das 4h deste sábado (02), um caixa eletrônico da agência HSBC na Estrada Caetano Monteiro, no Badu, Região de Pendotiba, em Niterói. A quantia levada pelos bandidos não foi divulgada pelo banco, mas os policiais encontraram no local R$ 65 mil. A agência bancária fica ao lado de um conjunto residencial e os moradores se assustaram com o barulho da explosão. O caso está sendo investigado pela 79ª DP (Jurujuba).

 

A explosão, além de destruir o caixa, danificou vários outros, a entrada da agência, todos os vidros e o rebaixamento de gesso do local. De acordo com informações da Polícia Militar, o valor levado pelos criminosos não foi contabilizado pela agência do HSBC. 

 

Um morador do prédio ao lado do banco, que preferiu não ser identificado, contou que acordou de madrugada com o barulho da explosão e que quando olhou pela janela, percebeu fumaça vindo  da agência. 

 

O comandante do 12º BPM (Niterói), coronel Fernando Salema, explicou que o crime aconteceu de madrugada e não foi possível verificar quantos bandidos estavam envolvidos. 

 

“Logo após a explosão, moradores acionaram a polícia, mas os bandidos conseguiram fugir. Os policiais militares chegaram a vasculhar a região, porém não encontraram nenhuma evidência. Agora, as investigações  ficam a cargo da Civil”, disse.

 

A Polícia Civil informou através de nota que deu início às investigações preliminares para apurar os fatos e que na perícia feita no local, foram apreendidos um instrumento para arrombar o caixa eletrônico e a quantia de R$65 mil, encontrada atrás do caixa, que foi entregue ao supervisor do banco. 

 

A polícia esclareceu ainda que aguarda informações do banco para saber o montante furtado e as imagens de câmeras de segurança da agência para análise. As investigações vão ficar a cargo da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). 

 

Outro caso – Em novembro de 2015, pelo menos cinco criminosos fortemente armados explodiram um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal (CEF) na Avenida Rui Barbosa, em São Francisco, levando todo o dinheiro. O crime também aconteceu na madrugada. De acordo com a polícia, a ação criminosa durou menos de cinco minutos, entre a instalação da bomba, a explosão e a retirada de todo dinheiro da máquina. Segundo informações colhidas pelos agentes, um dos criminosos entrou na agência e, com o auxílio de um pé-de-cabra, instalou o explosivo. A agência bancária fica ao lado de uma cabine compartilhada da PM e da Guarda Municipal. 

 

Fonte: Imprensa Seeb-Nit com O Fluminense

Fotos: Marcelo Quaresma