Muitos bancários têm procurado o Sindicato – pelo Twitter, Facebook, Orkut ou pessoalmente – perguntando se devem ou não manter contato com os gestores da agência. É claro que não, o Sindicato agiu completamente dentro da lei para esta greve, inclusive obedecendo prazos e publicando editais em jornais de grande circulação.
Para evitar coação e constrangimento, ninguém deve ficar perto de sua própria agência nem falar ao celular com gestores do banco. Veja as sete principais orientações para a greve:
1) Comparecer a todas as assembleias para votar, opinar, informar e saber as novidades. Assembleia não é só para votar proposta, é muito mais que isso.
2) Denunciar ao Sindicato pelo telefone (21) 21717-2157 se for pressionado a entrar na agência, sob alegação de “contingência”.
3) Evitar confrontos com a polícia. A greve é pacífica.
4) Desligar o celular para evitar pressão.
5) Não acreditar em boatos. Informação segura é somente a que vem do Sindicato (site, Twitter, Facebook, Orkut, torpedos, jornal Tribuna Bancária e dirigentes sindicais).
6) Cadastre-se no Twitter e siga @bancariosnit para saber em tempo real tudo o que acontece, inclusive no instante em que for feita nova proposta dos bancos.
7) Converse com seus colegas de trabalho sobre a importância de fortalecer a luta.