O Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões reafirma seu compromisso com um futuro de mais oportunidades e respeito para todos, neste 2 de abril, quando é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e dá início à Campanha Abril Azul.
O objetivo é divulgar informações sobre o autismo e combater o preconceito. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo.
Por essa projeção, o Brasil pode ter cerca de seis milhões de pessoas com autismo.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal.
No Brasil, por lei, a pessoa portadora de TEA é considerada pessoa com deficiência e tem direitos legais, como prioridade em filas de atendimento preferencial.
Também são direitos do autista: informação e diagnóstico precoce; inclusão escolar; acesso à saúde; proteção contra abusos; convivência familiar e social, adaptação no trabalho dos pais; isenção de tributos; carteira de identificação (CIPTEA), que garante prioridade no atendimento em serviços públicos e privados.