Além de Fabiano Júnior, reeleito presidente, mais nove bancários da base do Sindicato serão diretores da entidade interestadual.
Fabiano Júnior (Bradesco) foi reeleito presidente da Federação dos Bancários dos Estados do Rio e Espírito Santo, neste domingo, 4 de julho. Além de Fabiano, mais nove bancários da base do Sindicato serão diretores da entidade interestadual da categoria no mandato 2010-2014.
Entre eles, na Diretoria Executiva, os secretários de Saúde (Edilson Cerqueira, do BMB), Assuntos Legislativos (Rubens Branquinho, do HSBC) e Bancos Privados (Euclides Neto, do Bradesco). Os outros seis bancários de Niterói e Região eleitos são: Paulo Sérgio (HSBC), Rubia Irene (HSBC), Suez Santiago (Bradesco), Vânia Serrano (Citibank), João Paulo (Itaú-Unibanco) e Vera Fioret (Bradesco).
Um membro da Comissão de Ética, apesar de ser do Rio de Janeiro, foi indicado pela delegação de Niterói e Região, sendo também eleito: Márcio Valério (Santander).
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
A eleição aconteceu no 11º Congresso Interestadual Eleitoral da Federação dos Bancários RJ-ES, entre os dias 3 e 5 de julho, em Duque de Caxias. Compareceram cerca de 200 bancários, entre delegados, observadores e convidados. No total, foram eleitos os novos 85 diretores da Federação.
Os representes de Niterói e Região foram definidos na assembleia de 23 de junho: os eleitos no congresso e mais Jorge Antonio (HSBC), Antonio Roberto (Caixa Econômica), Heber Mathias (Bradesco), Luiz Claudio Caju (Bradesco), Marcão Oliveira (HSBC), Marcelo Quaresma (Banco do Brasil), Marcial Maiato (Unibanco), Paulo Celso (Real), Paulo Sérgio Oliveira (HSBC). Edilson Cerqueira (BMB) participou como observador. Também estiveram presentes os suplentes Altair Ramos (Itaú-Unibanco) e Julio Pessoa (Santander-Real).
Os delegados do evento foram divididos em três grupos, que debateram: a) critérios de participação nos cargos da Federação; b) Papel da Federação e de seus dirigentes; e c) Compromissos para a próxima gestão.
As propostas aprovadas nesse último grupo serão reavaliadas para implementação durante o mandato em um seminário de planejamento a ser realizado em novembro. Na plenária final, os delegados também aprovaram o indicativo de uma reforma estatutária, em 2011, e ainda uma moção contra a homofobia motivada por uma suposta demissão, no Itaú Campo Grande (Rio de Janeiro), em razão da opção sexual de uma bancária, cuja dispensa está sendo contestada pelo movimento sindical.