Presidente Lula sancionou a lei que proíbe que bancário seja demitido por estar inadimplente. Projeto foi criado pelo deputado Geraldo Magela (PT-DF), que é funcionário do Banco do Brasil.
Agora é lei: bancário não pode ser mais demitido por estar inadimplente. O presidente Lula sancionou a Lei 12.347/10, que havia sido aprovada pelo Senado em setembro (leia mais aqui) e foi criada na Câmara dos Deputados por Geraldo Magela (PT-DF), que é funcionário de carreira do Banco do Brasil.
A nova lei atende a uma reivindicação antiga do movimento sindical, pois o bancário era demitido em um dos momentos em que mais precisava do emprego para ter chances de acertar suas finanças. Muitos bancos se aproveitavam dessa lei para demitir pessoas em licença médica, cipeiros, aqueles que teriam direito a algum tipo de estabilidade.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
> Acompanhe as notícias do Sindicato no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
Com a sanção de Lula, fica revodado o Artigo 508 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que dava aquela possibilidade aos bancos. A previsão também se aplicava a profissionais equiparados aos bancários, como empregados que exercem atividade-fim em financeiras.