Manifestação ocorreu na tarde desta quarta-feira, 02, no centro do Rio de Janeiro.
A campanha de mídia do Sindicato contra as demissões no Itaú Unibanco continua a todo vapor. Nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, os bancários do Rio percorreram de bicicleta a Avenida Rio Branco, a partir da Candelária, Almirante Barroso, Presidente Antonio Carlos e 1º de Março, no Centro da cidade. A bicicleata é mais uma atividade em defesa do emprego dos bancários. A atividade começa a repercutir na mídia, inclusive na TV Globo, que entrevistou diretores do Sindicato sobre o assunto. O presidente da entidade Almir Aguiar disse que a opinião pública precisa saber o que acontece na empresa, que apesar de deter o maior lucro da história do sistema financeiro nacional (R$13,3 bilhões, em 2010), explora os funcionários com metas abusivas, prática de assédio moral e dispensas em massa de trabalhadores. “O banco precisa rever seus conceitos e respeitar os bancários e os clientes”, destaca o sindicalista.
O sucesso da bicicleata levou a diretoria do Sindicato a estudar a possibilidade de repetir a dose na orla de Copacabana e Ipanema ou na Lagoa, Zona Sul da cidade.
A campanha de mídia ganha as ruas do Rio. Além de outdoors, as mensagens nos busdoors ajudam a divulgar em diversas regiões da cidade, o protesto da categoria contra a política de demissões no Itaú.
“O banco se preocupa muito com sua imagem. Esperamos que tenha a mesma preocupação com o bem-estar de seus funcionários e preserve os empregos dos trabalhadores”, afirma a diretora do Sindicato Adriana Nalesso.